Serviços

Como controlar a água e o esgoto de sua cidade?

O controle de água e esgoto pode ser feito através de um sistema de Telemetria, que se trata da automação, monitoração e controle, em tempo real, de reservatórios e elevatórias de água e esgoto, ETAs e ETEs via rádio.

Em um município sem sistema de telemetria, é a população que avisa a companhia de água e esgoto quando ocorre uma falha no abastecimento. O sistema de telemetria é necessário para:

• Garantir o abastecimento da população;
• Monitorar em tempo real o funcionamento de estações elevatórias, reservatórios,
medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema;
• Armazenar e apresentar dados históricos sobre a qualidade do abastecimento;
• Alarmar vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores
anormais de níveis, pressões e vazões;
• Prevenir e minimizar perdas;

Como funciona o CCO (Centro de Controle e Operação)?

Dotado de computadores e monitores, o CCO permite que a equipe de operação supervisione e controle o funcionamento de todo o sistema de abastecimento de água do município. Do centro de operações é possível comandar de forma automática e manual o funcionamento de elevatórias, reservatórios, boosters, válvulas, comportas, macro medidores de vazão e qualquer outro dispositivo eletromecânico. Toda a comunicação se dá via rádio.

Como funciona a automação das estações?

Painéis de telemetria, constituídos de quadros elétricos dotados de CLP, rádio modem, fonte de alimentação com bateria e interfaces analógicas e digitais são instalados nos reservatórios, elevatórias de água e esgoto, pontos de macro medição, válvulas atuadoras e VRPs, ETAs e ETEs. Rádios modem livres de licença de utilização junto a Anatel estabelecem a comunicação entre o CCO e as estações. CLPs fabricados no Brasil, programados em LADDER e comunicando em protocolo MODBUS RTU, controlam a monitoram a estação.

Como especificar um sistema de telemetria?

O primeiro passo é o levantamento de campo, quando são coletadas as informações sobre os pontos de interesse, a saber: reservatórios, elevatórias de água e esgoto, boosters, pontos e macro medição, VRPs, ETAs, ETEs, e qualquer outra instalação que se deseje monitorar e controlar. O resultado deste levantamento é uma lista de informações contendo:

• Descrição da instalação com a lista de instrumentos, parâmetros hidráulicos e elétricos,
volumes, pressões, níveis, potências, etc;
• Foto das instalações com estimativas de altura das edificações e reservatórios;
• Coordenadas geográficas de cada ponto, preferencialmente em graus, minutos e segundos;
• Com base nas informações enviadas, nossa equipe cria um anteprojeto descrevendo em detalhes a tecnologia que será fornecida para automatizar, monitorar e controlar as instalações de saneamento do município. O cliente recebe então um manual de anteprojeto e uma planilha orçamentária contendo os valores de investimento para cada ponto de automação;
• O manual de anteprojeto do sistema de telemetria de água e esgoto do município tem o formato do documento a seguir, que pode ser obtido clicando na imagem abaixo.

Pesquisa

Encontre o que você procura no nosso site.

Últimas Notícias

Fique sempre bem informado sobre as novidades das Fluidotech

Acessórios

Novas tecnologias e métodos emergem para resolver problemas muitas vezes aparentemente simples e tem sido a chave para desenvolvimento de muitas sociedades.

Leia mais!

Bombas, Estações e Skids

Normalmente, a falha de um sistema, quando não relacionada a sua idade, ocorre geralmente por questões relativas a aplicações, operações ou manutenções equivocadas.

Leia mais!

Tecnologia em Sistemas Hidráulicos

Suporte Técnico, Segurança e Continuidade Operacional são compromissos desta marca. Com profissionais especializados e preparados para aplicar tecnologia em projetos hidráulicos, a Fluidotech garante maior eficiência aos seus clientes.

Leia mais!

Contato

Endereço

Rua Engenheiro Erociano da Cruz Neves, 17 CEP 41650-002 | Piatã | Salvador | Bahia

E-mail

comercial@fluidotech.com.br

Telefone:

+55 71 3461-9111

Newsletter

Inscreva-se em nosso mailing list e fique sempre bem informado

Social

Encontre-nos nas redes sociais