A Fluidotech através da empresa de consultoria REPE disponibiliza um escopo de cursos relacionados ao tema TRANSIENTES HIDRÁULICOS.

Entende-se como TRANSIENTE HIDRÁULICO o fenômeno físico associado à geração e propagação de ondas de pressão, resultado de variação rápida da velocidade do escoamento. Ondas de pressão são introduzidas nos sistemas e viajam a velocidades sônicas no meio fluido-tubulação, onde são parcialmente transmitidas e refletidas em todas as descontinuidades físicas e geométricas, sendo também modificadas pela resistência causada pelo atrito nas tubulações.

As pressões e vazões são modificadas no momento da passagem das ondas.

PÚBLICO ALVO:

Estes cursos destinam -se a Engenheiros , Gestores (Empresas Públicas e Privadas) e Estudantes de Engenharia interessados em desenvolver e/ou aprimorar seus conhecimentos acerca do tema.

CURSOS:

  1. Transientes Hidráulicos: uma abordagem direta , dinâmica e contextualizada;
  2. Uso dos Softwares TranSurge e Surge na aplicação da Modelagem Matemática
  3. Análise de Relatórios sobre Transientes Hidráulicos .
  4. Controle Operacional de Bombas e Válvulas.

INSTRUÇÃO/COORDENAÇÃO:

Eng. Francisco Eduardo Paschoarelli Veiga

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/São Paulo. Atua a mais de 20 anos na área empresarial no ramo de engenharia de sistemas hidráulicos, através da comercialização de equipamentos e tecnologia de engenharia). Realiza trabalhos de consultoria em Transientes Hidráulicos, orientando grandes empresas do Brasil  quanto a análise matemática e medição deste fenômeno em grandes sistemas. Atua também, no contexto educacional, ministrando cursos sobre o tema( Transientes Hidráulicos, Aplicação do Software Surge, Tecnologia para Controle dos dos Transientes, etc) para públicos diversos como professores, engenheiros e técnicos de empresas pública e privadas e  estudantes de engenharia, principalmente a fim de divulgar o tema e habilitar para o reconhecimento das implicações do fenômeno.